pettenati

II Concerto de Moda da Serra Gaúcha – incentivo a formação profissional e aos negócios de moda da região da Serra Gaúcha.  

O evento II Concerto de Moda da Serra Gaúcha, promove uma semana de atividades, voltadas para o setor da moda na Serra Gaúcha, uma iniciativa da prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, e Fitemavest (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul).

O lançamento do evento teve a participação da vice-prefeita Paula Ioris e do diretor geral do evento, Raul Cardoso. “Queremos consolidar o evento como ferramenta para fomentar a moda regional, um segmento representativo na Serra Gaúcha”, comentou Cardoso.

Os objetivos do evento são fomentar a moda regional e a capacitação profissional e técnica para os trabalhos fabris, considerando que a formação superior para estilo e moda já ocorre há 30 anos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A programação do evento também incluirá atividades para a comunidade, promovendo a moda como agente de transformação social.

A Pettenati enfatiza as iniciativas dedicadas a fortalecer a indústria têxtil e de moda.

Tour da moda na Serra Gaúcha

A organização do evento coordenou o Tour da Moda na Serra Gaúcha, que aconteceu na terça-feira (31/10) e contou com a participação de influenciadores da região. O evento promoveu visitas a empresas de destaque, como a Pettenati, entre outras da região. “A ideia do Tour da Moda é mostrar para aqueles que vivem e trabalham no setor o que acontece nos bastidores da moda, antes que as peças cheguem à guarda-roupas.” explica Isabela Marquetti, diretora de comunicação do Concerto de Moda.

Desfiles com inspiração musical

Os desfiles, programados entre os dias 9 e 11 de novembro, são um dos destaques do evento. Com a participação de 30 marcas da Serra Gaúcha, incluindo designers e brechós criteriosamente selecionados, este evento promete ser inovador e oferecer uma experiência única com música, arte e estilo para celebrar a rica herança da moda regional. Cada desfile será inspirado em instrumentos musicais, criando uma sinfonia de moda inesquecível.

A programação é aberta ao público e ocorrerá em diversos locais no centro da cidade. Veja abaixo a programação completa.

Projeto Feito na Serra Gaúcha 2023

O evento também incluirá o “Projeto Feito na Serra Gaúcha 2023” articulado pelo Sebrae RS, com a parceria do Polo de Moda, Fitemavest, no dia 9 de novembro, às 11h, no Laboratório Magnabosco.

O projeto oferece atividades de consultoria e encontros em grupos, para as pequenas empresas da cadeia produtiva local, como: ateliês de moda autoral, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e home design com produção autoral, contribuindo para o fortalecimento de suas marcas e a inserção em novos mercados

Palestras para o mercado de moda

No dia 10 de novembro, serão realizadas palestras, workshops interativos e painéis informativos, na sede social do Clube Juvenil. 

Bazar Juntim e OpenCloset

O sábado, 11 de novembro, foi reservado para o Bazar Juntim. Uma das principais feiras de Caxias do Sul fará uma curadoria de marcas de moda, expondo produtos para venda na sede social do Clube Juvenil. As marcas que desfilarem também irão expor seus produtos.

A OpenCloset é uma feira em que influenciadoras e produtoras de conteúdo se unem para fazer um grande desapego de suas roupas. A atividade, que enfatiza a sustentabilidade na moda, oferecerá uma seleção única de peças de segunda mão no sábado, dia 11, no Clube Juvenil.

Programação completa
II Concerto de Moda da Serra Gaúcha

8/11 – Desfile Pandeiro (Rua Sinimbu, na altura da Praça Dante), das 18h às 19h;

8/11 – Desfile Atabaque (Rua Sinimbu, na altura da Praça Dante), das 19h30min às 21h30min;

9/11 – Lançamento do Projeto Feito na Serra Gaúcha 2023 (Laboratório Magnabosco), às 11h;

9/11 – Desfile Flauta (Palacete Eberle – Restaurante Aristocrata), às 17h;

10/11 – Conferência de Moda (Sede Social do Clube Juvenil), das 8h30min às 19h30min;

11/11 – Feiras Bazar Juntim e Open Closet (Sede Social do Clube Juvenil), das 12h às 18h;

11/11 – Desfile Cuíca (Sede Social do Clube Juvenil), às 18h.

instagram: